Regresso ao Futuro: Onde estão os campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991? – Rádio Tágide

Regresso ao Futuro: Onde estão os campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991?

Saiba onde estão os campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991

Passaram décadas do título mundial conquistado no Estádio da Luz, e vai ficar surpreendido ao ver onde estão os campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991

Regresso ao Futuro: Onde estão os campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991?

Considerados heróis e a “geração de ouro” do futebol lusitano, os jogadores que conquistaram o segundo mundial de juniores seguiram diversas carreiras. Veja agora onde estão os campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991

Um dos momentos mais históricos do futebol em Portugal aconteceu a 30 de junho de 1991 perante 127.000 espectadores no Estádio da Luz. Foi nesse dia que, contra os prognósticos e odds que colocavam o Brasil como favorito, a formação sub-20 lusitana conquistou o segundo Mundial de Futebol da categoria, depois do triunfo de 1989.

Os jogadores que participaram da prova ficaram conhecidos como a “geração de ouro”, e hoje em dia já todos penduraram as botas. Sabe onde estão os campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991 na atualidade? Vamos dizer-lhe onde eles estão e qual é a vida que eles têm na atualidade.

Carlos Queiroz inspirou uma geração de treinadores

Com o seu famoso bigode, Carlos Queiroz foi o homem que liderou a equipa das quinas ao segundo mundial, em 1991. E vários dos seus pupilos da altura seguiram-lhe as pisadas, estando atualmente também no cargo de treinador. É o caso de Emílio Peixe, Jorge Costa, Rui Bento, Capucho, Tulipa Brassard e Paulo Torres, embora este último atualmente não esteja ligado a qualquer clube.

Mas outros destes históricos do desporto nacional continuam ligados ao desporto. É o caso de Nelson, já que as últimas informações sobre o lateral diziam que ele estava ligado a uma empresa de gestão de espaços desportivos. Outro homem que jogava nas alas, Abel Xavier, também foi treinador mas atualmente está dedicado ao comentário desportivo. E o avançado Gil, depois de também ter estado a treinar e sido agente desportivo, dedica-se atualmente à gestão das carreiras dos filhos (é pai de Angel Gomes, que fez formação no Manchester United e está agora no Lille).

Rui Costa e João Pinto na área administrativa

A inteligência acima da média em campo de Rui Costa e de João Vieira Pinto sobressaíram na formação campeã mundial de Sub-20 em 1991. E hoje em dia os dois ocupam lugares de destaque na gestão desportiva.

O caso de Rui Costa dispensa apresentações. Depois de terminar a carreira no clube do coração passou a estar ligado à estrutura do Benfica. E, com a saída de Luís Filipe Vieira, deixou o cargo de Vice-Presidente e passou a liderar a gestão do clube da Luz. João Vieira Pinto, o “menino de ouro” da “geração de ouro” tem estado há vários anos ligado à Federação Portuguesa de Futebol. E, atualmente, é Vice-Presidente da entidade que gere o desporto-rei em Portugal.

Figo está dedicado aos negócios

Figo é o jogador que mais sobressaiu depois do Mundial, conquistando a Bola de Ouro. Mas, curiosamente, é um dos que mais gosta de passar despercebido na atualidade. Totalmente dedicado aos seus negócios, com um império na hotelaria e outros ramos que foi construíndo enquanto ainda estava nos relvados, o antigo extremo é hoje em dia um empresário de sucesso.

Outros campeões do Mundo de futebol de Juniores de 1991 com “paradeiro desconhecido”

Há outros nomes que ficaram na história do futebol português mas que, pela sua carreira não ter chegado a grandes patamares ou por se terem afastado do futebol prematuramente, saíram das luzes da ribalta. É o caso de Cao, Luis Martins, João Oliveira Pinto e de Toni. Mas, apesar de não estarem sob os holofotes, seguramente não serão esquecidos pelo papel que desempenharam num dos maiores feitos de sempre do futebol português.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes