Sapadores esperam intervencionar perto de 272 ha em 2023 – Rádio Tágide

Sapadores esperam intervencionar perto de 272 ha em 2023

Foi aprovado na última reunião do Conselho Intermunicipal, o Plano de Ação para 2023 das Brigadas de Sapadores Florestais da CIM do Médio Tejo.

Os sapadores florestais esperam intervencionar em 2023 cerca de 272 hectares, em articulação com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Tal como nos anos anteriores, preveem-se atividades de silvicultura e defesa da floresta nos concelhos da região, nomeadamente ao nível da gestão de combustível florestal, manutenção e proteção de povoamentos florestais, vigilância armada, primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo, vigilância ativa pós-rescaldo e sensibilização.

Relativamente ao ano de 2022, no total foram intervencionados 240 hectares, cerca de mais 25% dos hectares realizados no ano transato.

No âmbito do período crítico de incêndios, os sapadores estiveram preposicionados e empenhados em 16 teatros de operações, num total de 44 dias cada. E ainda frequentaram várias ações de formação e de sensibilização.

Desde o início do ano, as duas brigadas de sapadores estão dedicadas em trabalhos de silvicultura preventiva em Alcanena, Sertã e Tomar.

Cada Brigada é constituída por três equipas, com cinco elementos cada.

Estas Brigadas de Sapadores são apoiadas através do Fundo Florestal Permanente.

Foto: CIM do Médio Tejo

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes