UCC associa-se ao Dia Mundial do Cancro e desafia para os 5 km – Rádio Tágide

UCC associa-se ao Dia Mundial do Cancro e desafia para os 5 km

O Dia Mundial do Cancro assinala-se, anualmente, a 4 de fevereiro.

O Dia Mundial do Cancro (DMC) é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é full member desde 1983.

Criado em 2000, o DMC, que se celebra a 4 de fevereiro, pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública. Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são o foco do DMC.

“Hoje, sabemos mais sobre cancro do que nunca. Por meio do investimento em pesquisa e inovação, testemunhamos avanços extraordinários no conhecimento científico, medicina, diagnóstico e tratamento do cancro. Quanto mais sabemos, mais progresso podemos fazer na redução dos fatores de risco, aumentando a prevenção e melhorando o diagnóstico precoce, o tratamento e os cuidados ao doente”.

Mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, podem-se salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a União Internacional para o Controlo do Cancro (UICC), organiza a iniciativa “Desafio 5km”, como parte integrante da campanha “Por cuidados mais justos”. A campanha foi construída para “inspirar mudanças e mobilizar ações e, sendo trianual, constitui um fio orientador para trabalhar um tema específico a cada ano, constituindo a trilogia: conhecer (2022), agir (2023) e desafiar (2024)”.

O 2º ano da campanha (2023) é a oportunidade para unir vozes e entrar em ação: “vamos mobilizar os nossos amigos, familiares, colegas e vizinhos, pois sabemos que juntos somos mais fortes”.

Para tal, a UCC Abrantes associa-se a esta iniciativa e convida as instituições e a comunidade em geral a aderir ao “desafio 5km”.

Para se juntar à atividade, os interessados terão de completar 5 quilómetros, seja a pedalar, nadar, remar, correr, ou simplesmente a caminhar. Depois de concluir o exercício, o objetivo é publicar a conquista dos 5km nas redes sociais com o hashtag #LPCCdesafio5km e desafiar cinco amigos a fazer o mesmo e a divulgar a mensagem. Somando o total de iniciativas dos participantes, pretende-se alcançar os 40.075km, distância que representa o perímetro da Terra, para atingir o objetivo, são necessárias 8.015 participações.

 

O desafio 5km

#LPCCdesafio5km

Na prática no que consiste o desafio?

Complete 5 quilómetros! De bicicleta, a nadar, a correr, ou simplesmente a caminhar.

Depois de concluir o desafio, publique a sua conquista no Facebook, Instagram, TikTok ou outra rede social da sua escolha e desafie 5 amigos para fazer o mesmo e ajudar a divulgar.

 

O que está por detrás da iniciativa?

O cancro afeta todas as pessoas. Mas, nem todos têm acesso aos cuidados de que necessitam. Vamos mudar isto!  Juntos, vamos chamar a atenção para a necessidade de garantirmos “cuidados mais justos” para todos.

Queremos que esta ideia dê a volta ao mundo!

Está pronto? É fácil:

1. Equipe-se com roupa adequada à prática desportiva;

2. Realize a sua atividade física, contabilizando 5 quilómetros – certifique-se que adapta a prática à sua condição física (não tem de ser tudo num dia!). Lembre-se que pode ser a pedalar, nadar, correr ou caminhar;

3. Tire uma fotografia ou faça um vídeo. Se preferir, registe a sua atividade numa App de monitorização da atividade física;

4. Publique a sua conquista na forma de um vídeo ou uma simples fotografia nas redes sociais. Marque 5 amigos para os desafiar e darem continuidade ao desafio 5Km. 

5. Ao partilhar nas redes sociais use o hashtag #LPCCdesafio5km

Juntos vamos dar a volta ao mundo!

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes