Rotary Club distinguiu os alunos que têm bolsas de estudo por mérito – Rádio Tágide

Rotary Club distinguiu os alunos que têm bolsas de estudo por mérito

Foi uma reunião de todos os jovens que estão no ensino superior e recebem bolsas de estudo do clube social de Abrantes. E a mensagem passada é que os jovens recebem as bolsas por mérito e não por terem mais ou menos dificuldades. O objetivo é, claramente, apoiar o mérito com um pedido, que os jovens possam, mais tarde, devolver à sociedade algo do que ela lhes concedeu nos estudos.

Foi uma tarde de uma cerimónia Rotary, diferente do habitual, porque estiveram presentes no auditório da Escola Solano de Abreu praticamente todos os jovens que estão a fazer o seu percurso no ensino superior e que foram apoiados pelas bolsas de estudo atribuídas pelo clube social de Abrantes. Esta é, de resto, a ação com maior envergadura neste domínio em Portugal por um clube rotário para o qual muito contribui o apoio do Município e da Tejo Energia. Nesta cerimónia todos os alunos puderam receber um diploma de bolseiros e tiveram a oportunidade de dizer aos presentes qual o curso que estão a frequentar. E, diga-se, há na área das ciências e saúde uma parte destes estudantes.

José Luís Silva, presidente do Rotary Clube de Abrantes, em exercício, destacou a forma como os bolseiros são enquadrados. Todos têm um rotário, “que é como um tutor. É com ele que devem falar e colocar problemas que vão tendo.”

É no projeto educativo do Rotary clube de Abrantes que se concentram todos os patrocínios e é daí que são feitos todos os pagamentos das bolsas, destacou o presidente, revelando que “temos muitos patrocinadores, mas nunca são demais.”

Depois deixou também uma referência a um outro projeto com jovens. Trata-se do curso de liderança que é feito todos os anos. Mas deixou um lamento: “e tenho pena que os bolseiros não estejam a participar mais no curso de liderança.”

E para espantar fantasmas, José Luís Silva deixou uma referência: “um pai entregou um filho relutante [o curso de liderança é feito no Regimento de Apoio Militar de Emergência de Abrantes]e depois do curso recebeu um filho militante. Treinam outras valências que não aprendem na escola secundária. Não é um curso militar, a envolvente é que tem componentes militares.”

Presente esteve também vereadora Celeste Simão, em representação do Município de Abrantes, e que é responsável pelo pelouro da Educação.

Dirigiu-se aos jovens, tanto aos bolseiros como aos que frequentaram o curso se liderança. “E sobre este curso, pelo que vou ouvindo, não é de voltar as costas a este desafio.”

Já sobre as bolsas de estudo recordou que, inicialmente, a câmara entregava bolsas aos jovens e não fazia mais nada a não ser transferir o dinheiro. “Agora acreditamos no trabalho do clube e nas pessoas do clube. Porque o facto de terem uma pessoa que está em contacto convosco e que vos acompanha que faz continuar a ter esta colaboração.”

A autarca concluiu a intervenção a referir “vocês são o futuro, mas um dia destes deixaremos de fazer o nosso trabalho e vamos estar nas vossas mãos, porque estão a trabalhar hoje para desempenharem o vosso papel.”

Vítor Cordeiro, Governador distrito 1960 Rotary que vem da zona de Castelo Branco/Fátima para sul e que junta as regiões autónomas, deixou uma nota para a realização do curso de liderança, apelidando-o de ser “um exemplo.”

Depois vincou que o Rotary Clube de Abrantes tem 42 anos e que a primeira bolsa de estudo foi atribuída há 40 anos. “O projeto das bolsas de estudo e do Rotary de Abrantes misturam-se.”

Vítor Cordeiro lembrou que o seu distrito tem 60 clubes e que já visitou 53. E sempre que visita um qualquer clube “falo sempre deste projeto. Este projeto da Câmara de Abrantes com o Rotary é único na sua dimensão. É o maior pacote de parceria autárquica com o Rotary em Portugal. Temos outras colaborações, mas este aqui é o mais forte.”

Já Fernando Regateiro, da Comissão Executiva da Fundação Rotária Portuguesa, deixou meia dúzia de informações sobre a Fundação. As linhas de ação da Fundação são quatro e uma grande parte do orçamento vai para as bolsas de estudo. “Já demos 14 002 bolsas com um total de 2 milhões de euros em apoios.”

Delfina Batista, representante patrocinadores, deixou uma mensagem de regozijo e um voto “este é um voto de confiança em cada um de vocês, é em vocês que está o futuro. Tenho um lema que é dar e receber e que é o mote do Rotary e deste projeto. Nunca se cansem de fazer o bem.”

A sessão terminou com uma palestra do diretor da Escola, Jorge Costa, sobre educação, antes de um momento de convívio entre todos.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes