Maria Lamas para assinalar Dia da Mulher – Rádio Tágide

Maria Lamas para assinalar Dia da Mulher

No mês em que se celebra o Dia da Mulher, o Torreshopping, Centro Comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE, recebe, pela primeira vez, entre os dias 8 e 20 de março, a exposição “Mulheres. Paz. Liberdade. Maria Lamas”, com entrada gratuita.

A exposição, composta por 10 painéis que estarão espalhados pelos vários pisos do Centro Comercial, reflete a vida da artista nos três mundos em que atuou – Mulheres, Paz e Liberdade – , nas vertentes artística, literária e política. Escritora e jornalista, Maria Lamas representa uma figura ímpar na cultura portuguesa ao defender os direitos da mulher de forma ativa, no final da década de 40 do século XX.

Originária de Torres Novas, Maria Lamas fez parte de movimentos políticos e associativos, organizou exposições e chegou a ser presa pela PIDE ao defender os seus direitos e representar causas movida por pelos seus princípios éticos e humanistas.

A 8 de março celebra-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher, uma data que em Torres Novas tem sempre grande expressão e, num contexto social e político em que a igualdade de género é um valor central, o Torreshopping dá a conhecer ao público uma das mulheres mais marcantes do século XX, retratando a sua vida e obra dos anos 20 ao 25 de Abril de 1974.

Como Maria Lamas dizia: “É indispensável o embate das reações fortes para acender novas chamas e continuar a vida viva”.

“Com este exemplo, de grande mulher e cidadã, enaltecemos e de reforçamos a importância da Mulher na sociedade, mais ainda no mês em que assinalamos uma efeméride para que os Direitos se observem ao longo de todo o ano”, refere Joaquina Romão, diretora do Torreshopping.

Esta exposição, de entrada gratuita, está localizada nos Pisos 0, 1 e 2 do Torreshopping e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Centro comercial, das 10h00 às 23h00.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes