Exposição “Espaço para o corpo” da Coleção de Serralves no MIAA – Rádio Tágide

Exposição “Espaço para o corpo” da Coleção de Serralves no MIAA

A exposição “Espaço para o corpo” inaugura dia 24 de março, pelas 16h00, no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, com obras da Coleção Serralves. Ficará patente ao público entre 25 de março e 24 de setembro de 2023.

Com curadoria de Joana Valsassina, a exposição coletiva centra-se em obras de mulheres artistas, portuguesas e internacionais, que contribuem para aprofundar uma reflexão em torno do espaço e do corpo e para contestar os seus limites, explorando, por um lado, os contornos formais, fenomenológicos e conceptuais desta temática— uma abordagem que ganhou maior expressão nas décadas de 1960 e 70 – e, por outro, as suas implicações pessoais, sociais e políticas. É constituída por obras que apelam aos sentidos e ao movimento do espetador pelo espaço e que se relacionam como o ato de habitar.

Reúne obras de Adelina Lopes, Alicia Framis, Ana Jotta, Ângela Ferreira, Anna Bella Geiger, Armanda Duarte, Charlotte Posenenske, Cristina Mateus, Guerrilla Girls, Helena Almeida, Hilda de Paulo, Julie Mehretu, Leonor Antunes, Lourdes Castro, Luisa Cunha, Maria José Aguiar, Marlene Dumas, Nalini Malani, Patrícia Garrido e Sanja Iveković.

“Espaço para o corpo” integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Pode ser visitada de terça-feira a domingo das 10:00 – 12:30 e 14:00 – 17:30. Ao domingo a entrada é livre.

O MIAA fica no Jardim da República, 25, 2200-343 Abrantes, e o contacto telefónico é o 241 330 103.

Coordenadas GPS: 39º27’38.6’’N / 8º11’50.7’’W

Foto: Obra de Patrícia Garrido, “O prazer é todo meu I”, 1994. Col. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto. Doação da artista em 1997. Fotografia: Filipe Braga.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes