Azeitona Galega da Beira Baixa certificada internacionalmente – Rádio Tágide

Azeitona Galega da Beira Baixa certificada internacionalmente

A Azeitona Galega da Beira Baixa recebeu, em março de 2023, certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP). Trata-se de uma classificação oficial, regulamentada pela União Europeia, atribuída a produtos originários de um local ou região determinados, que possua determinada qualidade, reputação ou outras características que possam ser essencialmente atribuídas à sua origem geográfica e em relação ao qual, pelo menos uma das fases de produção, tenha lugar na área geográfica delimitada.

Obtida através da variedade Galega da espécie Olea europaea L., a azeitona galega da Beira Baixa tem a produção circunscrita às freguesias dos concelhos de Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Mação e Vila de Rei.

Rosa Martins, vereadora do Município de Vila de Rei, refere que “a Azeitona Galega da Beira Baixa, face às características do clima e do solo da nossa região, é um produto de características únicas. A distinção com o selo IGP é uma oportunidade fantástica de promoção deste produto junto dos consumidores e, ao mesmo tempo, poderá servir como incentivo para os produtores locais manterem e reforçarem as suas produções, preservando desta forma a história, as tradições locais e protegendo este produto.”

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes