Pomonas Camonianas prestam homenagem a Camões e à sua ligação à vila – Rádio Tágide

Pomonas Camonianas prestam homenagem a Camões e à sua ligação à vila

A Câmara Municipal de Constância promove nos dias 09 e 10 de junho as XXVI `Pomonas Camonianas`, iniciativa que visa homenagear Camões e a sua ligação à vila, coincidindo com as comemorações do Dia de Portugal, anunciou a autarquia.

A iniciativa, organizada pela Câmara de Constância (Santarém), pela Casa Memória de Camões e pelo agrupamento escolar local envolve toda a vila na recriação de um mercado quinhentista, retratando a época em que viveu o poeta, e na exposição e venda dos frutos e flores que mencionou nas suas obras, líricas e épicas.

A recriação histórica vai ser feita por centenas de alunos do pré-escolar ao ensino secundário, apoiados pelos professores e auxiliares de ação educativa do agrupamento de escolas de Constância, e encarregados de educação que se vão trajar a rigor para personificar os mercadores, membros do clero, nobres e plebeus.

Constância tem com Camões uma muito antiga e enraizada relação, fundada na plurissecular tradição de que o poeta terá vivido na vila durante algum tempo, tendo ali escrito parte da sua produção poética.

Sobre as ruínas que o povo aponta como tendo sido as da casa que o acolheu, foi erguida a Casa-Memória de Camões para perpetuar a memória do poeta à vila ribatejana.

Em Constância, existem ainda o Monumento a Camões do mestre Lagoa Henriques e o Jardim-Horto Camoniano, desenhado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles, que apresenta a maior parte das plantas referidas por Camões na sua obra e é considerado um dos mais vivos e singulares monumentos erguidos no mundo a um poeta.

Tendo por inspiradora Pomona, a divindade romana dos pomares e dos jardins, que Camões também cantou, o evento apresenta, na sua essência, um mercado quinhentista, com exposição e venda de frutos e flores referidos por Camões na sua obra, e vários espetáculos teatrais, poéticos e musicais.

Integram ainda o programa uma prova de orientação noturna, uma feira de antiguidades e velharias, duas palestras sobre a vida do poeta e os sinais da sua presença em Constância, a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões, animação histórica, um concurso de pintura ao ar livre, exposições e o funcionamento de uma taberna quinhentista.

Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes