Abrantes apresentou Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2023 (c/áudio) – Rádio Tágide

Abrantes apresentou Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2023 (c/áudio)

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do concelho de Abrantes para o verão de 2023 está definido e foi apresentado na semana passada com as novidades de passar a contar com mais uma Junta de Freguesia, Fontes, e com 4 associações de caçadores.

O DECIR Municipal começou a funcionar a 15 de maio e com as novas entidades a entrar no dispositivo, o concelho ganha mais cinco viaturas para a primeira intervenção em caso de ignição.

Recorde-se que, ao abrigo do DECIR, sempre que o risco de incêndio rural estiver em nível laranja ou vermelho estas viaturas de primeira intervenção das freguesias e caçadores ficam á disposição do comandante dos Bombeiros de Abrantes que os poderá pré-posicionar no território.

De notar que estes kits de primeira intervenção não tem operacionais equiparados a bombeiros, mas todos tiveram para poder operar no terreno. São viaturas ligeiras, todo-o-terreno equipadas com depósitos de 600 litros de água que, em muitos casos, constituem a intervenção imediata, nas suas freguesias, no caso de haver uma ignição. Todas estão equipadas com rádios que permite serem acionadas na hora. A sua atuação acontece sempre ao abrigo da ativação feita pelo comandante dos Bombeiros de Abrantes.

As Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Bemposta, Carvalhal, Fontes, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos, São Facundo e Vale das Mós e Tramagal têm estas equipas operacionais até 30 de outubro e a almofada financeira para a sua constituição resulta de contratos interadministrativos assinados com o Município num investimento de 165 mil euros, que corresponde a 15 mil euros por cada kit de 1.ª intervenção, sendo que a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede dispõe de 2 kits.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a apresentação do DECIR Municipal “é um momento muito importante para nós porque marca verdadeiramente o dispositivo e a capacidade que temos de intervir na prevenção e no combate aos incêndios”.

 

Manuel Jorge Valamatos; presidente CM Abrantes

Já David Lobato, comandante Sub-Regional do Médio Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, diz que o dispositivo está pronto e preparado. E mesmo com as alterações decorrentes da divisão do distrito de Santarém em dois comandos, David Lobato, espera que tudo funcione como até aqui, sendo que o Médio Tejo tendo 14 corpos de bombeiros, contará sempre com a ativação de corporações da Lezíria do Tejo e da Beira Baixa.

Quando ao verão indica aquilo que todas as entidades oficiais têm referido, que tudo indica vai ser uma época quente e seca.

David Lobato, comandante Sub-Regional do Médio Tejo ANEPC

O DECIR Municipal de Abrantes para o verão deste ano conta com o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Divisão de Logística da Câmara Municipal de Abrantes, Bombeiros Voluntários de Abrantes, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR e Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS), PSP, Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), Sapadores Florestais da Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal, Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Altri, Gestiverde, Juntas de Freguesia (Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, S. Facundo e Vale das Mós, Bemposta, Carvalhal, Fontes, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos e Tramagal), e depois as associações de caçadores de Arreciadas, Martinchel, Mouriscas e S. Facundo.

O DECIR está dividido por várias fases, sendo o período com mais meios envolvidos de 1 de junho a 30 de setembro.

Neste período está definido o maior empenhamento de meios, estando este ano ao dispor 13.891 operacionais de 3.084 equipas e 2.990 viaturas. O DECIR para este ano prevê ainda, para o período de 1 de junho a 30 de setembro, 72 meios aéreos, mais 12 do que em anos anteriores.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes