EPDRA assinalou 33.º aniversário em nova data e hasteia bandeira Eco-Escolas (c/áudio, vídeo e fotos) – Rádio Tágide

EPDRA assinalou 33.º aniversário em nova data e hasteia bandeira Eco-Escolas (c/áudio, vídeo e fotos)

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) assinalou no dia 23 de maio o 33.º aniversário, tendo aproveitado o dia para hastear, pela primeira vez, a bandeira Eco-Escola.

O aniversário era assinalado em março, mas foi alterado para maio por forma a permitir ter todos os alunos nas atividades que são desenvolvidas neste dia que conta sempre com a festa onde se cantam os parabéns e onde os alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria podem presentar os colegas, professores, auxiliares e convidados com um bolo confecionado no âmbito do curso.

Marly Serras, diretora da EPDRA, destacou a importância do projeto Eco-Escolas ter chegado a um estabelecimento de ensino que vive da natureza, do campo, onde o grande polo escolar é uma herdade agrícola.

Já em relação ao próximo ano letivo, a escola mantém as mesmas ofertas formativas (Gestão Agrícola, Gestão Equina, Cozinha e Pastelaria e Bombeiro) e acrescenta uma outra área, diferente do mundo rural, mas a olhar para o mercado de trabalho. Trata-se de um curso de logística.

 

Marly Serras, diretora da EPDRA

Quando ao projeto Eco-Escolas culminou um processo de candidatura, de criação do conselho Eco-Escolas com representação da comunidade escolar e entidades externas, de promoção de práticas ambientais e implementação de alguns projetos de defesa do ambiente.

Francelina Sousa, a coordenadora deste projeto, espera no próximo ano alargar as atividades para fora dos “muros” da EPDRA e, naturalmente, manter a bandeira hasteada à entrada da Herdade de Murteira. Este projeto contou com a participação de muitos alunos, porque não fazia sentido “circularmos numa herdade, na natureza, e não termos práticas condizentes com a defesa do ambiente.”

A docente que coordenou o trabalho indicou ainda a colaboração de alguns alunos que assumiram um papel importante na liderança do projeto, porque são os jovens o destinatário deste projeto.

Francelina Sousa, coordnadora projeto Eco-Escola

Ao longo de todo o dia a EPDRA realizou um conjunto de atividades destinadas aos alunos e convidados, num dia em que o presidente da Câmara de Abrantes esteve presente e referiu que a escola é um marco para todos os que por ali passam e que ficam com aqueles tempos na memória.

Nota ainda para a presença dos diretores regionais da Educação e da Agricultura.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes