Pilotos do Dakar vão passar por Abrantes em etapa do Rally-Raid Portugal – Rádio Tágide

Pilotos do Dakar vão passar por Abrantes em etapa do Rally-Raid Portugal

O BP Ultimate Rally-Raid Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid, realiza-se Portugal de 2 a 7 de abril. E a 5 de abril as máquinas vão acelerar Zona Espetáculo do Pego.

A prova automobilística que traz a Portugal os pilotos do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC) foi apresentada a 7 de março, em Lisboa, durante uma conferência de imprensa onde esteve o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o vereador Luís Dias e o assessor para o desporto, Nuno Gomes.

A prova, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, é a única etapa do Campeonato do Mundo de Rally-Raid disputada na Europa.

O calendário completo do W2RC 2024 começou entre 5 e 19 de janeiro com o Rali Dakar (Arábia Saudita) e de 25 de fevereiro a 2 de março o Abu Dhabi Desert Challenge (Emirados Árabes Unidos).

Portugal recebe de 2 a 7 de abril o BP Ultimate Rally Raid Portugal, a que se seguirá, de 1 a 7 de junho, o desafio Ruta 40 (Argentina) e, de 5 a 11 de outubro, o Rallye du Maroc (Marrocos).

A prova portuguesa vai passar este ano pelos trilhos do Alentejo, Ribatejo e Estremadura espanhola, com passagem pelos concelhos de Abrantes e de Mação, os únicos municípios do Médio Tejo a receber uma das etapas.

Com mais de 1.750 quilómetros de percurso (mais de mil cronometrados), o BP Ultimate Rally-Raid Portugal irá trazer a Abrantes as grandes máquinas e pilotos do Dakar, numa competição para automóveis, motos e quads, passando ainda pelos concelhos de Grândola, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Almeirim, Chamusca, Coruche, Mação, Ponte de Sor, Salvaterra de Magos, Sines e pela cidade de Badajoz, em Espanha, que recebe o final de uma das etapas.

De acordo com uma nota do Município de Abrantes, o presidente, Manuel Jorge Valamatos, disse que “apoiamos este evento, assim como outros que têm ocorrido no nosso território, pela importância que damos na valorização do desporto motorizado e para satisfação de tantos amantes, simpatizantes e praticantes dos desportos motorizados em Abrantes e nos concelhos vizinhos. Temos história, temos tradição e temos pilotos”.

Apresentação do BP Ultimate Rally-Raid Portugal

O Campeonato do Mundo de Rally-Raid foi oficialmente criado em 2022 pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), juntando os principais eventos desta modalidade que combina os conceitos de um longo rali de resistência e de uma dura prova de todo-o-terreno.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes