Vila de Rei com financiamento de 1,8 ME para gestão da paisagem – Rádio Tágide

Vila de Rei com financiamento de 1,8 ME para gestão da paisagem

A implementação da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, tem aprovado um financiamento superior a 1,8 milhões de euros para ações de investimento.

A AIGP Vila de Rei I tem como principal objetivo a gestão conjunta dos terrenos nela englobados, com o apoio e participação dos seus proprietários.

É coordenada por uma entidade gestora (Pinhal Natural) com capacidade técnica, de forma a obter melhorias na gestão e no ordenamento da área, além de uma maior capacidade de defesa contra incêndios.

Segundo o município de Vila de Rei, o acordo com o Fundo Ambiental para a criação da AIGP Vila de Rei I já foi assinado.

“A implementação das AIGP no nosso território permite-nos dar uma melhor resposta com vista ao ordenamento e gestão da paisagem, gerindo a nossa área florestal numa escala que nos possibilita uma maior resistência a incêndios florestais”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Aires.

O autarca sublinhou ainda que a sua implementação vai ser realizada em parceria com os proprietários dos terrenos.

“O município está sempre de portas abertas para esclarecer todas as dúvidas existentes e fornecer informações adicionais sobre como valorizar as suas propriedades”, sustentou.

Esta AIGP tem uma área de 1.012,90 hectares e um montante de financiamento máximo elegível validado de 1.818.637,33 euros para as ações de investimento e uma remuneração anual máxima de 118.987,87 euros para os apoios a 20 anos.

O concelho de Vila de Rei tem garantidas três AIGP no seu território, que são encaradas como um importante instrumento de intervenção integrada e estruturada em territórios de floresta com vulnerabilidades específicas, decorrentes da conflitualidade entre a perigosidade e a ocupação e uso do solo.

Lusa

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes