Médio Tejo soma mais 37 casos positivos (C/ÁUDIO) – Rádio Tágide

Médio Tejo soma mais 37 casos positivos (C/ÁUDIO)

Há mais 37 novos infetados no território que engloba o território abrangido pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo que atingiu nesta segunda-feira um total de 3661 casos identificados como positivos. Estes 37 novos infetados foram registados em Abrantes (9), Constância (2), Entroncamento (8), Ferreira do Zêzere (2), Ourém (2), Tomar (8), Torres Novas (2) e Vila Nova da Barquinha (4).

No que diz respeito aos recuperados o relatório epidemiológico não apresenta hoje qualquer alteração, pelo que são 2364 as pessoas que já recuperaram da infeção provocada pelo SARS-Cov-2.

Desde que começou a pandemia a região do Médio Tejo já teve um total 4390 pessoas que tiveram alta dos períodos de vigilância ativa e outras 4914 foram contactadas pela saúde pública nos trabalhos de identificação dos contactos epidemiológicos.

Quanto às pessoas que se encontram em vigilância ativa, nesta segunda-feira o número da Autoridade de Saúde indica que são 521. Estas pessoas são consideradas contactos diretos de infetados, pelo que têm o dever de ficar resguardados os 14 dias de quarentena. Estas vigilâncias estão identificadas em Abrantes (67), Alcanena (22), Constância (9), Entroncamento (51), Ferreira do Zêzere (4), Mação (19), Ourém (114), Sardoal (6), Tomar (142), Torres Novas (51) e Vila Nova da Barquinha (31).

Entretanto ficou a saber-se, no final da semana passada, que muitos portugueses estão a marcar testes à covid-19 para os dias que antecedem o Natal para poderem reunir-se com a família, segundo a Unilabs Portugal, que só para o dia 22 de dezembro tem mais de 1.500 marcações.
Luís Meneses, presidente da rede de diagnóstico clínico disse à Lusa que “desde a comunicação [em 05 de dezembro] do primeiro ministro relativamente a como será o Natal, nomeadamente a partir de segunda e terça-feira, tivemos um incremento muito grande de pedidos de testagem, nomeadamente testes de PCR e também testes de antigénio, para os dias 21, 22, e 23 de dezembro.
Para Luís Menezes, esta situação demonstra que “as pessoas veem na testagem uma forma de criarem uma salvaguarda adicional”, além das medidas apontadas pelo Governo.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Saúde Pública do Médio Tejo, comentou esta informação e diz que não é só por isso que devemos ou não pensar em fazer grandes ajuntamentos familiares.

Maria dos Anjos Esperança

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km`s quadrados.

 

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes