Covid-19: Médio Tejo com 42 casos positivos e 141 recuperados – Rádio Tágide

Covid-19: Médio Tejo com 42 casos positivos e 141 recuperados

O Médio Tejo registou esta quinta-feira mais 42 novos infetados com SARS-Cov-2 o que coloca o número total de casos positivos, desde o início da pandemia, em 12 295. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo estas 42 pessoas que tiveram teste positivo estão localizadas em Abrantes (5), Alcanena (6), Constância (1), Entroncamento (1), Ferreira Zêzere (2), Ourém (5), Tomar (15) e Torres Novas (6).

Já o número de recuperados também está a aumentar, com registo de mais 141 pessoas que ultrapassaram a Covid no concelho de Ourém. O total de recuperados está esta quinta-feira em 8 487.

O número de óbitos não teve alteração, mantendo-se em 307 pessoas que faleceram com o SARS-Cov-2. Com estes valores o número de casos ativos é de 3 501 pessoas.

Nas vigilâncias ativas, a autoridade de saúde já colocou em confinamento 6 537 pessoas por contacto com infetados e já concedeu alta a 6 169 pessoas.

Nesta quinta-feira, dia 11, o Médio Tejo tem 380 pessoas em vigilância ativa em Abrantes (57), Alcanena (56), Constância (7), Entroncamento (22), Ferreira do Zêzere (12), Mação (30), Ourém (75), Sardoal (6), Tomar (56), Torres Novas (54) e Vila Nova da Barquinha (7).

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, diz que, em relação aos estabelecimentos comerciais que podem estar abertos, de acordo com a legislação em vigor, algumas autarquias tendem a colocar perguntas sobre determinados estabelecimentos onde há dúvidas.

Há casos que suscitam dúvidas, como estabelecimentos que vendem materiais de construção e que têm decoração. Se uma torneira ou uma tomada elétrica pode ser considerado prioritário, artigos que são considerados de decoração já não o são. Desta forma, há estabelecimentos que estão abertos, mas só podem comercializar o que está previsto na lei, mesmo que tenham outro tipo de artigos. O mais usual é ver-se esses corredores, ou prateleiras, traçadas por fitas a indicar ao cliente que não poderá adquirir aqueles produtos.

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km`s quadrados.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes