Abrantina Joana Marchão convocada para o Mundial da Nova Zelândia e Austrália – Rádio Tágide

Abrantina Joana Marchão convocada para o Mundial da Nova Zelândia e Austrália

A abrantina Joana Marchão foi convocada para a fase final do Mundial de Futebol Feminino que via decorrer em julho e agosto na Nova Zelândia e Austrália. O nome da jogadora que representa o Parma (Itália) foi o terceiro a ser anunciado pelo selecionador nacional, Francisco Neto.

Aos 26 anos a atleta vai cumprir um sonho que é defender as cores de Portugal e fazer história a pertencer ao primeiro grupo de atletas a estar presente na fase final de um mundial.

Recorde-se que a defesa-esquerdo transferiu-se o ano passado do Sporting para os italianos do Parma. A Joana começou a sua carreira no Sport Abrantes e Benfica (2004–2009) tendo depois representado o União de Tmar (2009–2011), o Ouriense (2011–2012), passando depois para o Sporting Clube de Portugal onde esteve até 2021-2022.

Joana Marchão parte para este desafio com 62 internacionalizações, sendo que vestiu a camisola da seleção AA 36 vezes. Ana Borges, do Sporting, e Carole Costa, do Benfica, são as mais internacionais de Portugal com 157 e 153 internacionalizações, respetivamente.

Inserido no Grupo E, Portugal vai iniciar a sua participação frente aos Países Baixos, em Dunedin, em 23 de julho, defrontando depois o Vietname, em 27, em Hamilton. A Equipa das Quinas fechará a fase de grupos com os Estados Unidos, em 1 de agosto, em Auckland.

A concentração da armada lusa está agendada para 19 de junho, na Cidade do Futebol, e a partida para a Nova Zelândia acontecerá em 10 de julho.

Eis a lista de convocadas:

Guarda-redes: Rute Costa (SL Benfica), Inês Pereira (Servette FC) e Patrícia Morais (SC Braga)Defesas: Ana Seiça (SL Benfica), Carole (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilla FC), Joana Marchão (Parma Calcio 2022), Lúcia Alves (SL Benfica) e Sílvia Rebelo (SL Benfica)

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Norton (SL Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Deportivo Alavés), Kika Nazareth (SL Benfica) e Tatiana Pinto (Levante UD)

Avançadas: Ana Borges (Sporting CP), Ana Capeta (Sporting CP), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting CP), Jéssica Silva (SL Benfica) e Telma Encarnação (CS Marítimo)

Após a convocatória o selecionador, Francisco Neto, deixou os objetivos: “Um bom desempenho é que os portugueses se orgulhem de nós, como tem acontecido. É o que nos tem marcado, que as pessoas se identifiquem connosco, que tenham esta vontade de se levantar às 6h para ver um jogo da seleção feminina. É uma referência. Ficaremos sempre muito felizes porque, a partir deste momento, as coisas aconteceram. Não há mais nenhuma menina em Portugal que olhe para o jogo feminino e diga que há impossíveis. Não há impossíveis. Esta Seleção quebrou com os impossíveis, indo a um Europeu e a um Mundial. A partir de hoje, temos uma referência. É possível. O grande objetivo é chegar ao último dia da fase de grupos a depender só de nós para lutar pelo apuramento. Se chegarmos lá já apurados, era maravilhoso. Se assim não for, que dependamos só de nós. É isso que temos passado às nossas jogadoras. Temos de ser competitivos, ser competentes e somar pontos para chegar ao último dia a depender só de nós.”

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes