TAGUS organiza curso sobre cogumelos – Rádio Tágide

TAGUS organiza curso sobre cogumelos

A TAGUS está a preparar um curso, gratuito, em micologia. A iniciativa, com duração de 20 horas, terá início no dia 22 de abril e decorrerá nos outros dois sábados seguintes, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em Abrantes.

O objetivo desta ação de capacitação é, de acordo com a TAGUS, a contribuição para o aumento das perspetivas laborais, sociais e económicas dos participantes, proporcionando conhecimento sobre micologia. Ou seja, desde a identificação e classificação dos diferentes tipos de cogumelos até à sua correta colheita.

O responsável da ação é Nuno Alegria, licenciado em biologia e formador de formadores em micologia. As inscrições são limitadas a 15 participantes e estarão abertas até o dia 20 de abril, no sítio na Internet da TAGUS.

 

A ação de capacitação incluirá sessões teóricas e práticas, permitindo que os participantes apliquem os conhecimentos adquiridos. A formação está organizada em três unidades com as temáticas: introdução ao estudo dos fungos; identificação e apanha de cogumelos silvestres; e etnomicologia. Nas ações serão ainda abordados temas como a importância dos fungos; as propriedades organoléticas; as principais espécies comestíveis e as tóxicas semelhantes; os usos, costumes, mitos e lendas; a produção e o comércio de cogumelos; as técnicas de confeção e conservação.

Fonte da notícia: Jornal de Abrantes